top of page
back3.jpg

MISSÃO E VALORES

   Ser uma instituição capaz de garantir uma educação de qualidade, com a participação efetiva de toda a comunidade escolar, proporcionando assim, condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, ampliando suas experiências e estimulando o interesse pelo processo do conhecimento de forma significativa e prazerosa. Para tanto, nosso trabalho Pedagógico entrelaça diversas correntes teóricas adaptando-as a realidade na qual estamos inseridos com o cuidado de sempre buscar os pontos de convergência entre os pensamentos.

  As pesquisas de Piaget, Paulo Freire, Freinet, Wallon, Vygotsky e Emília Ferreiro fizeram com que a nossa escola fosse contextualizada do ponto de vista histórico e social e mais comprometida com a construção democrática. Estas pesquisas também nos deram suporte para a compreensão do processo de pensar, elaborar e transformar o conhecimento.

   Assim, enquanto educadores e corresponsáveis pelo processo de desenvolvimento integral da criança e consciente do respeito que temos a condição mais importante desta fase que é de ser criança, entendemos que a escola deva ser um espaço lúdico de aprendizagem, de forma a ampliar as experiências, valorizar a iniciativa e curiosidade, contribuindo para a construção do conhecimento, aquisição de hábitos e atitudes que levem à formação de cidadãos autônomos, criativos, éticos, críticos e reflexivos, conscientes de suas responsabilidades na construção de um mundo mais justo, democrático, autossustentável e feliz.

img02.png

ESTRUTURA

O Centro de Ensino Ipê preocupa-se com a segurança das crianças no ambiente escolar, com a facilidade de acesso dentro das dependências! Nossas salas de aula são bem arejadas, possuem janelas grandes, ventilação cruzada e iluminação adequada, mantendo assim um espaço agradável de convívio entre professores e alunos.

Possuímos um projeto arquitetônico aprovado pelos Órgãos competentes, onde cada detalhe foi pensado em nossas crianças, como por exemplo, piso nivelado, sem degraus e com uma comunicação entre as dependências internas de acordo com a rotina dos alunos.

Nas dependências da escola, possuímos um pátio coberto com dois parquinhos, uma quadra externa, uma biblioteca com mais de 1500 títulos, sala de robótica, brinquedoteca, sala de video e sala de artes.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

  O Centro de Ensino Ipê busca oferecer um espaço que, ao mesmo tempo, seja acolhedor e desafie as crianças a desenvolver a sua autonomia. Entendemos que as práticas educativas devem levar em consideração os saberes das crianças e as suas histórias. Por isso, no processo de construção de conhecimento, respeitamos os diferentes níveis de conceitualização de cada criança e intervimos de maneira a oferecer condições para que ela elabore o passo seguinte.

  Acreditamos que a escola precisa oferecer - além de conforto, higiene e segurança - ambientes que proporcionem às crianças múltiplas experiências, estimulando o descobrir, brincar, aprender, pesquisar e criar. Neste sentido, as atividades escolares da Educare são estruturadas pelos educadores que consideram em seu planejamento o interesse das crianças, valorizando atividades lúdicas e de interação.

   Através de técnicas de observação e acompanhamento dos registros, cada criança é avaliada em suas necessidades e potencialidades. Essa avaliação é feita bimestralmente e apresentada aos pais em reuniões particulares, para que acompanhem de perto o desenvolvimento de seus filhos.

bottom of page